Evento

IV JORNADAS TÉCNICAS SOBRE OS CARVALHOS

Quando


26-10-2018 das 09:20 até 28-10-2018 às 13:30

Onde


Campo do Gerês, Portugal

Organizador


Detalhes do Evento

A ATAHCA conjuntamente com a Câmara Municipal de Terras de Bouro, Associação de Compartes da Freguesia de Campo do Gerês, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Ordem dos Biologos e Amo Portugal, vão realizar as “IV JORNADAS TÉCNICAS SOBRE OS CARVALHOS ” Educar para a Floresta Autóctone a ter lugar nos dias 26 a 28 de outubro no Museu de Vilarinho da Furna no Campo do Gerês Terras de Bouro.

As IV Jornadas técnicas sobre os Carvalhos, agora com realização bienal, nos anos pares, dão continuidade a um projeto iniciado em 2013 como corolário do objetivo partilhado por várias entidades de promoverem uma floresta portuguesa saudável e rica para aqueles que nela vivem e dela dependem, bem como proporcionar espaços lúdicos e de ócio aos visitantes. Com a duração de 3 dias, estas jornadas decorrem no Campo do Gerês, Terras de Bouro, em pleno coração do Minho e do único Parque Nacional, o da Peneda-Gerês, onde se encontra a Mata de Albergaria de uma riqueza natural única. Os participantes, oradores, convidados e escolas são recebidos nos Museus de Vilarinho das Furnas e da Geira, para partilharem a sua experiência e conhecimento através de apresentações, debates, provas gastronómicas e momentos didáticos. Como a floresta não se vive em sala, são programadas saídas à floresta para conhecer o espaço mas também para darem o seu contributo ao legado deste património coletivo, através de ações de plantação e colheita de sementes. Se na floresta se geram uma multiplicidade de valores económicos, sociais e ambientais, o que se quer com estas jornadas é que cada um experiencie isso mesmo.

Para as IV Jornadas Técnicas sobre os Carvalhos elegemos a “Educar para a Floresta Autóctone” como tema principal, em três abordagens: a) Educar para o futuro; b) Educar para amanhã e c) Educar para beneficiar.

De facto, existe a necessidade urgente de repensar sobre a nossa forma de agir e incutir em todos nós, nomeadamente nos mais novos, uma consciência crítica sobre a problemática ambiental.

O principal objectivo destas Jornadas, é levar os participantes a uma reflexão sobre a importância da preservação, valorização e incentivo à plantação de espécies autóctones e a divulgação dos carvalhos na sua importância para a economia local, a fauna e flora a ele associada e as manchas de carvalhais no território do Cávado. .

Anexos

IV JORNADAS TÉCNICAS SOBRE OS CARVALHOS