Evento
"Aqui enquanto caminhamos" de Gustavo Ciríaco e Andrea Sonnberger | BapAmarante 2024
Detalhes do Evento
"Aqui enquanto caminhamos" de Gustavo Ciríaco e Andrea Sonnberger
Inspirados na ideia de obra como experiência e na longa tradição que une o caminhar à produção de pensamento e lucidez, os artistas Gustavo Ciríaco (Brasil) e Andrea Sonnberger (Áustria) levam o público para uma jornada silenciosa através da cidade, investindo uma outra política de partilha e perceção do espaço urbano. Envoltos por um grande elástico branco, o grupo segue em seu passeio, como uma espécie de escultura viva, onde exterior e interior se misturam continuamente. Através de um roteiro de caminhos e ações previamente estabelecido, mas cujo desenrolar o público só descobre à medida que o percorre,Aqui enquanto caminhamos revela uma outra cidade vivida. O público refaz a figura do flâneur do século XIX, alguém que caminha a esmo pelas ruas da cidade moderna em incessante transformação, observando cada detalhe, sem ser notado, sem imprimir sua presença na paisagem ao redor, testemunha de um incrível e sutil espetáculo bem à frente de seus olhos. Uma espécie de experimentação contínua onde o lugar é sempre movente e movido.
BapAmarante
Bienal de Artes Performativas de Amarante
Amarante, uma cidade já conhecida pelo seu fervor cultural, acolhe com entusiasmo a primeira edição da Bienal de Artes Performativas de Amarante (BapAmarante). Este evento, que ocorrerá entre os dias 7 e 16 de junho de 2024, promete ser um marco na cena local, nacional e internacional.
A BapAmarante irá desdobrar-se em diversas localidades incluindo Amarante, Vila Meã e Travanca, oferecendo uma experiência multifacetada
e eclética. A Bienal é um santuário para quatro dimensões essenciais da arte: entretenimento, educação, evasão e estética. Um dos principais destaques da programação será a estreia absoluta de “Amanhã de Ontem” de Gustavo Ciríaco, uma reflexão sobre as artes performativas e os processos de cognição humana que explora as diferentes camadas da nossa aprendizagem do mundo. Nota especial ainda para a estreia nacional de “Mutter”, de Bernardo San Rafael, uma instalação e performance de dança que explora a distância social e as tensões culturais e políticas nas relações humanas ontemporâneas. O programa inclui ainda: “Aqui enquanto caminhamos”, de Gustavo Ciríaco, uma jornada silenciosa pela cidade, e “NuMeio – Bailão”, de Filipa Francisco, uma obra que reflete sobre o amor, desencontros e o quotidiano através do fado
e maldizer.
Além dos espetáculos, a Bienal oferecerá atividades complementares como oficinas artísticas, debates, e mostras de projetos artísticos em desenvolvimento, promovendo um ambiente de aprendizagem, reflexão e imersão artística.
A BapAmarante é uma celebração da arte ao vivo e um espaço de convergência artística que transcende fronteiras ao proporcionar um espaço onde a arte não é apenas observada, mas vivida e sentida. Com um convite aberto a todas e todos, a BapAmarante promete ser uma experiência única e inesquecível, onde cada espetáculo e cada instante é uma expressão da alma artística contemporânea.
Sejam todas e todos bem-vindos a esta celebração da arte e da cultura em Amarante.