Evento
Instituto do Sangue, MAR Shopping Matosinhos e O Boticário sugerem o presente ideal para este Natal: Doe Sangue, Salve Vidas!
Detalhes do Evento
Numa época naturalmente de excessos, o Natal mora, para cada vez mais pessoas, nos pequenos gestos. Naqueles que, embora aparentemente insignificantes, podem representar grandes feitos. Doar sangue é doar amor, é doar vida. Para aqueles que pretendam juntar-se a este movimento ou fazer as suas dádivas habituais, o Intituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) marcará presença no dia 12 de dezembro, entre as 14h00 e as 19h00, no parque exterior do MAR Shopping Matosinhos, junto à entrada MAR, onde estará a desenvolver mais uma ação de recolha de sangue.
Este é o oitavo ano consecutivo em que o IPST e o MAR Shopping Matosinhos se unem no apelo às dádivas de sangue, contando este mês com o apoio de O Boticário que está a desenvolver a campanha #DoeAmorDêSangue. Para além de sensibilizar para o fato de, com uma dádiva de sangue, um dador ter o incrível poder de salvar três vidas e de esclarecer dúvidas, a marca de cosmética tem partilhado histórias reais na ótica do dador e do recetor. A ideia é gerar uma corrente de AMOR que se traduza em mais e mais dádivas de sangue.
Diariamente, nos hospitais portugueses, há centenas de doentes que necessitam da transfusão de diversos componentes sanguíneos, para serem sujeitos a cirurgias ou tratamentos. Até porque, sim, os avanços técnicos na medicina são enormes e permitem que vivamos cada vez mais tempo e com mais qualidade de vida, mas ainda não existe substituto para o sangue humano.
Sem o ato altruísta de uma pessoa saudável, Laís Coelho Boti, autora de um dos testemunhos partilhados no âmbito da campanha #DoeAmorDêSangue, não teria sobrevivido quando, dias depois de um aborto espontâneo, que ficou retido, começou a esvair-se em sangue no novo emprego que tinha iniciado nessa semana. “Graças ao excelente trabalho dos meus novos colegas – de quem eu ainda nem sabia os nomes –, e que me auxiliaram naquele momento tão difícil; graças aos cuidados dos serviços ambulatórios do INEM e, posteriormente, à forma como fui cuidada no hospital de Santa Maria, sobrevivi. Graças ao sangue de um dador desconhecido, sobrevivi. Pois é, tive que receber sangue. Sangue esse que me salvou a vida.É por isso mesmo que nos devemos sensibilizar com esta causa. Achamos que nunca nos toca a nós, mas, quando menos se espera, a vida prega-nos uma partida”, conta Laís.
O IPST lembra que, nestas épocas, em que há maior circulação de pessoas e, por isso, condições mais propícias a acidentes, as dádivas de sangue têm de manter o ritmo. Por isso, apela sobretudo aos dadores habituais para não deixarem as suas doações para depois das Festas. Elas podem ser necessárias para que outros possam também viver as suas, na companhia dos que lhes são mais queridos.
“Ao longo de oito anos que dura a parceria entre o MAR Shopping Matosinhos e o IPST são já cerca de 700 os dadores inscritos, o que significa que, apesar de não fazerem todos dádivas regulares, conseguimos já, com esta iniciativa, que se integra na política de responsabilidade social do centro comercial ‘AMAR quem mais precisa’, resultados muito significativos. E, porque esta continua a ser uma ação que, para nós, só faz sentido manter, em 2020 teremos novas ações de recolha”, adianta Sandra Monteiro, diretora-geral do MAR Shopping Matosinhos.