Evento

Semana do ambiente

Quando


05-06-2019 das 14:00 até 10-06-2019 às 18:00

Onde


Parque Porta do Mezio, Soajo, Portugal

Organizador


Joaquim Dantas
restaurante@ardal.pt

Detalhes do Evento

A Porta do Mezio, uma das cinco portas de entrada no Parque Nacional Peneda Gerês, vai assinalar o Dia Mundial do Ambiente, com um conjunto de iniciativas focadas na conservação da biodiversidade e na sustentabilidade alimentar.
O Dia Mundial do Ambiente é um evento global instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 e celebrado todos os anos no dia 5 de junho. Tem como objetivo alertar para a necessidade de proteção e conservação do ambiente.
Este ano o tema é a poluição do ar e o país anfitrião é a China.
Dos desafios que a humanidade enfrenta, a sustentabilidade alimentar e a conservação da agrobiodiversidade no quadro das alterações climáticas, são porventura os mais prementes.
Na Porta do Mezio vamos assinalar o dia mundial do ambiente com uma reflexão alargada sobre a produção e o consumo sustentáveis, o combate ao desperdício alimentar e a conservação do património genético das espécies. E porque acreditamos que existe futuro, queremos dar o nosso exemplo de boas práticas na área da restauração com a reciclagem integral dos resíduos orgânicos, a eliminação dos plásticos e dos utensílios descartáveis e a promoção das cadeias curtas no setor agroalimentar.
O nosso compromisso com a neutralidade carbónica é muito sério! E para mitigar as emissões poluentes que ainda não conseguimos evitar, propomo-nos plantar uma árvore no Parque Nacional Peneda-Gerês por cada 10 refeições servidas no nosso restaurante.

Eventos:
Entradas e atividades gratuitas no complexo da Porta do Mezio
Visitas ao Parque Nacional Peneda Gerês em autocarro panorâmico,
Atividades equestres (batismo a cavalo),
Palestras,
Caminhadas
Apresentação do sistema de economia circular, alimentação sustentável e neutralidade carbónica no restaurante da Porta do Mezio, (reciclagem integral dos resíduos orgânicos com galinhas de raças autóctones, utilização de ingredientes da época produzidos localmente e plantação de árvores autóctones no PNPG);
Eliminação de plásticos e utensílios descartáveis na atividade do restaurante.

Partilhar

Facebook Twitter Whatsapp Linkedin